Amizades Doentias

Amizades Doentias nascem como cogumelos depois de um dia de chuva. E isto faz todo o sentido se aliarmos estes comportamentos à crescente falta de respeito e egoísmo que vigora na sociedade. Em qualquer relacionamento, tal como na amizade, pode considerar-se natural a presença do ciúme. Na verdade, é mais comum do que pensamos (ou queremos admitir), que, por diversos motivos, se sentem alguns ciúmes dos amigos, sobretudo em relações longas. Desde que não interfira na vida do outro e na própria relação, não considero haver sinal de alarme.


Amizades Doentias – Gente Que Não Sabem O Que É Amizade

No entanto, perante ciúmes excessivos, convém analisar se ultrapassa o aceitável. Para além dos ciúmes exagerados, uma Amizade Doentia identifica-se quando em presença de mentiras, cobiça, raiva, mágoa e ilusões. A par de todos estes “simpáticos” sentimentos, o segredo está no tipo de sentimentos que o outro desperta em nós, bom ou mau. Cada vez menos as pessoas se aproximam umas das outras com propósitos de amizade. Não é por acaso que os mais vividos e, portanto, comummente os mais sábios, dizem ter apenas um punhado de amigos sendo, os restantes, não mais do que conhecidos. Eu cá sou muito seletiva (como já terão sobejamente percebido). Não por já andar no mundo há algum tempo, mas por ser sábia de berço. Cada um com sua cruz.


As Amizades Doentias São Desencadeadas Pela Falta de Amor Próprio

Aos ciúmes destas falsas pessoas ditas amigas, acumula-se o sentimento de posse que têm em relação ao outro. As Amizades Doentias são desencadeadas sobretudo pela falta de amor próprio. Pessoas que precisam de outros para se sentirem completas. Alguém que esteja sempre lá como uma aia ou aio, não só para ajudar em momentos difíceis, mas porque odeiam estar sós com elas mesmas. Gente com uma autoestima tão baixa (também por saberem que não são tão boas pessoas como querem fazer parecer ao mundo), que morrem de medo de estar sozinhas. Por isso, os amigos doentios, tendem a agarrar-se rápida e profundamente aos outros sem os largar (a não ser quando têm substituto à altura). Isto não implica de maneira alguma que haja sentimentos fofos pelos outros. Têm é de acreditar neles e admirar a capa fantástica com que vivem. Uma capa em tudo semelhante às capas dos super-heróis que encobrem a sua identidade e, neste caso, as suas inseguranças.


Falsas Amizades Começam A Ser Previsíveis

Se têm relações de Amizade (ou outras) Tóxicas, precisam de saber duas coisas. Não vão aguentar muito tempo este disparate (considerando que vocês são a parte saudável da amizade). Chegam a uma altura em que falsas amizades começam a ser previsíveis demais. São as manhas, as mentiras, as mil e uma formas que usam para nos manterem presos a elas. Deixam de conseguir enganar quando dizem estar com problemas gravíssimos e vos obrigam a correr até eles. Ou porque estão tão mal de saúde que morreram e ressuscitaram duas vezes na vossa ausência. Ou que foram para o hospital por intoxicação alimentar, depois de almoçarem com umas 20 pessoas e todas as outras estarem de perfeita saúde. Os enganos, as trapaças e tudo o resto que fazem para nos retirarem do mundo e lhes prestarmos vassalagem apenas a eles.

Acabam Por Impor Um Afastamento

Tudo isto cansa… como cansa! E mesmo que sejam pessoas capazes de ter atributos que até gostamos, são elas que acabam por impor um afastamento. E aconselho-vos uma coisa: quando se afastarem destas potenciais Amizades Tóxicas e fraudulentas, que seja de vez.


O Afastamento Vai Gerar Represálias

A segunda coisa importa saberem é que o afastamento vai gerar represálias. Preparem-se para a tempestade que daí virá. Isto porque, apesar de não terem amigos, estas pessoas têm conhecidos para quem são umas pobres coitadas e vitimas de uma dura e injusta vida. E é usando-as que as(os) falsas(os) amigas(os) vão tentar vingar-se de vós. Literalmente. Como se atrevem a deixar alguém que precisa de vós (embora vos passe a ideia de que são vocês que precisam delas)? Como se atrevem a abandonar aquela alma gélida que, apesar das montras, vive em tristeza e em solidão? Ingratos! Fizeram tudo por vós (para a conquista) e é assim que agradecem!

Vejam lá em que categoria se enquadram e observem bem, quer os outros, quer o vosso reflexo no espelho. Podem ser os “saudáveis” ou os “tristes”, uma coisa é certa, gente triste e mesquinha não muda nunca a não ser que o queira muito.

Aproveitem para ler o último post:

Ser Bem-sucedida Sendo Sacana

Comments

  1. Pingback: Ser Socialmente Seletiva é recuperar paz, liberdade e entidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.