Sonhar-se Inteligente…

Chico-Espertice

De esperteza está o mundo cheio. Um mundo capaz de uma esperteza atroz! Pessoas que sabem de tudo e que são capazes de tudo. Verdadeiros ignorantes é o que são! A esperteza não é sabedoria ou inteligência. Não dá sequer para confundir. Estão no oposto uma da outra. Mas na sociedade quem está melhor com a vida, na maioria das vezes, é mesmo quem goza de Chico-Espertice!

Pessoas que se acham acima de tudo e todos. Que se acham mais espertos que os outros. Ultrapassam e trapaceiam de forma oportunista e desonesta. Tudo e todos. Um pouco como os Manipuladores Patológicos. Assim fazem vida, uma vida de Chico-Espertice. Usam de uma supremacia ilegítima e indevida porque estão convictos de que todos os outros lhes são inferiores (pelo menos no que respeita ao que eles chamam de inteligência…).


Chico-Espertice – Ter O Máximo Com O Mínimo Esforço

Do alto do seu pedestal (imaginário), estes sabichões conseguem quase sempre o que querem. E o que querem é simples: obter o máximo com o mínimo esforço. Custe a quem custar, desde que não seja a eles próprios. Usam os outros com grande astúcia. Mas estes outros, nem sempre têm falta de consciência de que estão a ser usados. A verdade é que só para não os aturar, preferem fazer o esforço e livrar-se deles! Ou pelo menos tentam! Facto é que nem sempre conseguem … A Chico-Espertice acha-se acima de qualquer nível de inteligência e nem reparam que os seus esquemas fraudulentos são tão evidentes… por alguns.


Nasceram Sem Conceito De Bom Senso

Os Chicos-Espertos são escravos do seu próprio ego. Não devem nada a ninguém, muito menos respeito. No entanto todos lhe devem algo. Nasceram sem conceito de bom senso, de valores ou moral e não os adquiriram ao longo da vida. Tudo o que pretendem é estar confortáveis. Preferencialmente à custa de outros. E para o conseguirem usam de uma astúcia nem sempre subtil. Nem disso precisam… É que eles sabem o que fazem… São espertos! Os seus interesses são os seus objetivos de vida. Nada mais importa.

São ambiciosos? São sim. Mas não vão fazer esforços para conseguirem o que querem! Alguém o fará por eles… Se têm capacidades? Sim, algumas. Estão é pouco desenvolvidas e mal canalizadas. Certo é que estas gentes conseguem (quase) sempre o que querem.


Sonham-se Inteligentes…

E sim, pasmem-se! Estes indivíduos estão convencidos de que são seres inteligentes! Pior! Julgam-se mais inteligentes que todos os comuns mortais! Sem qualquer provável comparação! Acham-se os maiores quando conseguem dar a volta ao sistema e com 30 anos de idade recebem refeições diariamente (e sem falhas) em casa, que todos nós, os ditos inteligentes, pagamos. E ainda maiores se acham quando conseguem fazer um negócio de compra e venda fraudulento onde os únicos que ganham mais uns tostões (para além do subsidio para comprar tabaco), são eles. Isto sim é levar-se a Chico-Espertice a um nível que não é (mesmo) para todos.


Almoço no Panteão Nacional

Lidar com pessoas assim pode ser algo digno de reconhecimento a nível nacional. Com almoço no Panteão e tudo mais a que tem direito. Mas não. A Chico-Espertice é vista como algo natural, à qual não conseguimos fazer frente. Sem reconhecimentos, apenas trabalho digno para pagarmos as vidas descansadas dos Chicos-Espertos por esse país fora.

Comments

  1. Andreia Morais

    Tenho cada vez menos tolerância para chicos-espertos.
    Uma coisa é as pessoas fazerem-se à vida e procurarem contornar os obstáculos com alguma mestria/estratégia, mas sem terem necessidade de pisarem os outros. Outra completamente diferente é fazerem-no sem olharem a meios para atingir os fins. Há uma coisa que nunca se pode perder: valores.

  2. Claudia - Mulher XL

    E Portugal está cheio deles!
    Muitas pessoas confundem chico-espertice com o ser-se estratega. Ser-se estratega e saber com como contornar os obstáculos e/ou cumprir objetivos é uma coisa bem diferente. Geralmente, chico-espertice implica também falta de ética :/

  3. Post
    Author
    Minorka

    Não generalizo. Coloco-os no mesmo saco, se calhar é isso que lhe faz confusão.
    Mas parece-me que fala de 2 situações diferentes, ou assim o é para mim. A sabedoria tem igualmente uma forma inteligente de contornar situações, que sim, podem ser chamadas de esperteza. Mas há mais capacidade intelectual e humana na maneira como um “sábio” dá a volta ao problema, do que a forma como o chico-esperto o faz.
    Essa quanto a mim é a diferença. O Chico-esperto não tem valores, um “sábio” terá.
    Obrigada pelo comentário!
    Beijinhos!

  4. Cherry

    Não consigo concordar com esta publicação, acho que está a generalizar demasiado. Sim, uma pessoa esperta não é necessariamente inteligente, mas, por vezes, não é a inteligência que nos safa, é preciso sermos um bocado espertos e marotos para contornarmos certas situações, e para “enganarmos” a vida, que nos prega muitas partidas. Não é querer ser superior a ninguém, é saber quando e como se deve tirar partido de determinadas situações. O truque aqui é saber distinguir quando a esperteza é inofensiva e quando já começa a ser egoísta e a prejudicar os outros.
    Beijinhos
    http://www.lifeofcherry.pt/

    1. Post
      Author
      Minorka

      Não generalizo. Coloco-os no mesmo saco, se calhar é isso que lhe faz confusão.
      Mas parece-me que fala de 2 situações diferentes, ou assim o é para mim. A sabedoria tem igualmente uma forma inteligente de contornar situações, que sim, podem ser chamadas de esperteza. Mas há mais capacidade intelectual e humana na maneira como um “sábio” dá a volta ao problema, do que a forma como o chico-esperto o faz.
      Essa quanto a mim é a diferença. O Chico-esperto não tem valores, um “sábio” terá.
      Obrigada pelo comentário!
      Beijinhos!

    1. Post
      Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *