Cortesia e Bondade – qb

Cortesia e Bondade devem ser servidos quanto baste, nem muito nem pouco, mas na medida certa.

São características de quem faz o bem, atitudes de amabilidade, misericórdia, generosidade, gente de boa índole. Quanto a isso, mesmo estando em rápido decrescendo na sociedade, tenho de felicitar cada um de vós que se têm mantido fiéis à vossa essência. Neste mundo cruel, onde todas essas características se tornam difíceis, é inegavelmente um ato hercúleo!


Cortesia e Bondade –  O abuso

A questão é que muitas pessoas bafejadas com Cortesia e Bondade, sofrem demasiado, precisamente por serem sensíveis. Temos uma sociedade com cerca de um terço (aproveitem, estou a ser simpática, porque na verdade são uma raridade) de pessoas com Cortesia e Bondade e dois terços de pessoas que usam e abusam daquele terço de gente amável (demais). E isto é factual, ou estão no grupo de quem possui Cortesia e Bondade, ou grupo dos abusadores. Portanto quase se percebe que ter uma personalidade bondosa vem com um alto preço a pagar. Porquê? Pessoas com Cortesia e Bondade estão constantemente a fazer coisas para os outros, qualquer favor, por mais descabido que possa parecer, o sujeito simplesmente não consegue dizer não a nada. Também não dizem “é feio” ou “não gostei” nem que seja da coisa mais horrorosa e nojenta que nem sequer dá para imaginar. Pior que Donald Trump em dias maus! Sim, muito pior!! Já devem estar assustados a esta hora! Não era minha intenção, era apenas para perceberem até que ponto vai a coragem, a bondade e cortesia daquele terço de gente que falei há pouco. Apenas porque não são capazes de contrariar.


Obrigatório Impor Limites!

Por outro lado, a minoria, diz muitas vezes “pode ser”, confundindo muitas vezes o “ser sincero” com o “ser agressivo”. Nada mais errado. Ser sincero é dizer a verdade não é agredir! Que há muita gente que não sabe lidar com a verdade, há, isso sim. Mas dizer a verdade é não mentir, é dar a nossa opinião, não tem de ser exatamente o que o outro quer ouvir! É por estas e outras que as pessoas com Cortesia e Bondade, são demasiadas vezes enganadas e ludibriadas pelos outros. E até têm consciência disso. Mas depois sofrem, não é bom ser-se bondoso e ainda levar problemas e despesas para casa… Nestes casos, em que a Cortesia e Bondade magoa quem anda pelo bem, torna-se imperativo impor limites! Nem sempre é fácil, por vezes é capaz de ser confundido com alguém arrogante e egoísta (sei do que falo). Mas sem balizar os outros facilmente a bondade é confundida com burrice… Quem planta bondade nem sempre colhe bondade.

Mas sou da opinião que a bondade quanto baste, devia vir no Plano Nacional de Vacinação.

vacinas-cortesia-e-bondade

Comments

  1. Post
    Author
    Minorka

    Isso é que foi desabafar! Mas para além de teres razão no que dizes, ou pelo menos eu assim considero, todos acabamos por ser empurrados pela enxurrada. Que os brandos costumes se mantenham e é a morte da humanidade que já ameaça ataques cardíacos atrás de ataques cardíacos!

  2. Identificate

    Olá, num mundo cada vez mais capitalista é isso que nos espera. Conseguiram entreter o povo e este já não consegue debater, mandam piropos de tudo sem justificação. Entretêm-se demasiado com tudo o que eles querem, futebol, black fridays, enfim a vida é linda. Temos pessoas a morrer todos os dias de fome, temos o Curdistão que a Europa considera que são uns terroristas por se defenderem, temos o Estado islâmico criado pelos Americanos, fantástico, e os outros é que são terroristas. Enfim depois temos a Catalunha, também não podem ser catalães, têm de ser espanhóis numa terra onde a cultura é muito diferente, enfim enfim viva a monarquia! Viva o Capitalismo! Viva o Povo de olhos fechados iludidos que o mundo dura para sempre, que tudo é lindo porque têm uns tostões para comprar uns Smarphones e roupas e assim a ganhar o ordenado mínimo e sem se queixarem. Viva a Europa!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.