MY JOB. MY SECOND HUSBAND. MY FIRST CHOICE.

E regressamos ao projeto MinorKisses Convida. Na semana passada, por motivos de ordem técnica, não houve. Já estavam todos com saudades não é assim? Como vos entendo! Hoje temos um Guest Post em que somos presenteados com o dia-a-dia da Patrícia Ribeiro. Designer de profissão e blogger de coração, mostra-nos como é a a sua rotina diária. Sim, vamos acompanhar um dia inteiro de uma designer! Afinal o que faz um designer ao longo do dia? Desenha e pinta? É o que vamos conferir com a muito querida (e aterefada) Patrícia do Another Design Blogg’irl! (Obrigada pelas doces palavras.)

DESIGNER LIFE

À Minorkisses,

Obrigada pelo convite e pela rubrica fabulosa e interativa que conseguiste criar. Obrigada por escreveres de forma tão verdadeira e não seres “mais um lifestyle fashion blog”. Esses são tão chatos! A forma como escreves identifica-te muito, muito bem!

A todos os leitores da Minorkisses,

Espero que gostem do post que aqui vos deixo. Sou Designer de moda e estou bastante ligada aos têxteis-lar. Por isso vivo no meio de farrapos e teares – e adoro! A mensagem que vos deixo do fundo do coração é: amem o que fazem! Amem os vossos trabalhos. Se não amam, mudem já! Sejam felizes no trabalho, como eu sou!

MY JOB MY SECOND HUSBAND MY FIRST CHOICE – DESIGNER LIFE

(my office door)

 09am – Chego ao trabalho, como todos os demais mortais, e estou pronta para passar o dia a desenhar! Entretanto preparo o meu café, pois sem ele a minha bateria não carrega.

É essencial trabalhar com bom material. O meu é: *Marcadores Tombo; Rato Razor; Mesa de desenho BAMBOO e Café Ricoré ou Nespresso!

(working in progress)

Depois de ver o meu email e resolver 50 incêndios abro o meu Illustrator e o meu Photoshop para finalmente desenhar para a nova coleção. Toca o telefone! – Fornecedor de fios à porta. . .

Meeting time!

11am – volto ao meu gabinete, depois de regatear preços e ver novas qualidades de fios e finalmente vou desenhar alguma coisa. Começo o meu processo criativo e eis que… bloqueio criativo!! (ler mais sobre isto no meu post Bloqueios Criativos – Tip Alert?!) Então vou navegar para os milhentos sites que conheço e pronto, começa a fluir…. Mas… 12h30! Time to eat!

(numa meeting nunca me pode faltar o café, a agenda e a boa disposição)

Back to second round

14pm – Tempo para ver as amostras pendentes e o mail novamente.

14h30pm – 50 incêndios depois vou trabalhar nas paletas de cores que vamos lançar… nos nossos cadernos de tendências começo a fazer as nossas combinações de acordo com o conceito que vamos apresentar. Vamos lançar tantas coisas giras para as vossas casas!

16pm – time to coffee and cigar.

16h03pm – Work again! (é… mal fumei… não há tempo) chamaram os tecelões pois temos umas amostras nossas que já entraram no tear e eu preciso de acompanhar para conferir o desenho, se a cor funcionou, e se é necessário alterar alguma coisa.

(amostra no tear, amostra depois de lavar, eu a ensaiar um casaco)

17pm – Volto ao gabinete e email urgente! Fazer um catálogo para o cliente “xpto quero tudo para ontem” assim que possível. Então começo a todo o gás!

18h30pm – depois do catálogo feitinho, bonitinho e enviado ao comercial são horas de sair! Não fiz desenho nenhum hoje! Shit! Entretanto, antes de ir embora convém atualizar o mail again para ver se não há mais incêndios!

Ops! Another fire!

19h30pm – É… outra amostra para conferir, vamos lá! De estômago já a pedir a janta… Vamos lá analisar mais umas quantas amostras que chegaram das tinturarias a horas não engraçadas!

20h30pm – Já nem atualizo o mail… subtilmente arrumo o meu lugar, escrevo as urgências para o dia seguinte, desligo o computador e venho para casa. Amanhã conseguirei (fazer o desenho)!

Convém que vos explique os “incêndios”- que são coisas do tipo: Não sei onde está esta encomenda… Não encontro as cores deste cliente… anda aqui aprovar esta cor. Precisas de vir à confeção cortar e marcar estas amostras. Temos que reunir por causa da feira do Japão… Temos que reunir por causa do projeto de inovação … temos uma auditoria, passa vistoria a tudo. Trata da segurança no trabalho, prepara formações para os trabalhadores. Como dá para perceber sou uma designer muito técnica e muito orientada para a produção pois é assim que tem de ser nas nossas empresas têxteis. Não sonhem que vão ser designers e que vão passar os vossos dias só a desenhar, porque isso quase nunca acontece.

Eu adoro o meu trabalho porque lido com muitas coisas diferentes! Acho que se apenas desenhar fica aborrecido. Eu trato fios, acabamentos, desenhos, amostras, confeções, clientes e fornecedores e ainda trato do nosso showroom!

DESIGNER LIFE AT HOME

Chegando a casa, é tempo de cozinhar, fazer aquelas cenas “fáceis” de casa, dar de comer ao kitty, o meu Phelps e escrever no meu blog – Another Design Blogg’irl – e pensar no que querem os leitores ouvir e ler sobre design.

Às vezes também em casa tenho de ser  “designer” ao serviço, pois trabalho como freelancer para uma marca de vestuário – a MAKIAVEL – e à noite lá tenho que ser a criativa again! Começa tudo outra vez mas em menos tempo! Cores, modelos, etiquetas, pantones… All around me!

E ainda arranjo tempo para dar explicações. #thuglifedesigner #strongwomen #strongdesigner

Na imagem de destaque, uma imagem da minha revista de tendências favorita, a Viewmagazine.

Sigam-me!

 

Comments

  1. Patrícia

    Obrigada pelas palavras meigas Andreia!! 😀 😀 <3
    Realmente esta rubrica da Paula é mais do que só um GuestPost… fez-me sentir mesmo bem! E ler estes comentários até torna os dias dificeis menos dificeis um pouquinho!

  2. Andreia Morais

    Só por esta amostra, sinto que não há dias pouco preenchidos. É sempre a dar no duro 😮
    Mas, de facto, quando se ama o que se gosta, por muito cansativo que seja, acaba por valer sempre a pena.

    Adorei acompanhar este dia da Patrícia. E desejo-lhe a maior das sortes para as suas criações 🙂

    Beijinhos a ambas*

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.