Técnicas de lavagem de cabelo fabulosas!

Estou quase quase a trazer-vos os calendários de tratamentos capilares ou Cronograma Capilar, como é mais conhecido, mas antes disso quero garantir que não vão a correr como loucas comprar produtos sem antes pensar, saber e perceber o que pretendem antes sequer de sair de casa! 
Cada cabelo é um cabelo, o que uma amiga usa pode muito bem não ter o mesmo efeito no vosso cabelo. E tudo isto depende dos ingredientes de cada produto e, espantem-se, há infindáveis ingredientes que estão presentes na maioria dos produtos, que são extremamente perigosos para os cabelos e couro cabeludo. E ainda mais! Esses ingredientes mascaram-se com nomes diferentes para nos enganarem bem enganadas! Desses ingredientes destaco os sulfatos e os petrolatos que são conhecidos por mascararem a sujidade dos cabelos, “lavam” mas os fios mantêm a sujidade. 

Há várias técnicas de tratar e lavar o cabelo, e elas dependem sempre da composição dos produtos a usar. Há a forma tradicional (de quem não liga puto) em que a malta vai ao hipermercado comprar o champô mais em voga naquela altura, ou então (Deus lhes perdoe e o cabelo também) os 2 em 1, champô e condicionador juntos (só de pensar dói, muito) e ficam por aí, ou talvez tenham um sérum para as pontas (euzinha há uns anos atrás, menos os 2 em 1, esses sempre me pareceram contra natura). Há quem se preocupe mais e já usam máscaras mas o certo é que uma só tem a responsabilidade de fazer tudo como o 2 em 1, portanto “num bai dar”. 
Para tratamento/manutenção de um cabelo o mais saudável possível, tem de ser como tenho vindo a dizer-vos, dar ao cabelo o que ele realmente precisa. 
Mas atenção, mesmo quando damos ao cabelo o que ele precisa, podemos estar a mascarar o problema, pois há vários produtos carregados de ingredientes bastante agressivos, daí a necessidade de conhecer os ingredientes “maus” para os evitarmos. 
E se ao mesmo tempo pudermos ajudar o nosso cabelo a libertar-se de compostos agressores e poupar o ambiente? Maravilha! Há duas técnicas de lavagem que fazem isso. Basicamente são técnicas em tudo iguais às da lavagem do cabelo com os mesmos cronogramas, mas os produtos a usar são específicos para conseguir um cabelo livre de porcarias químicas e amigos do ambiente. 
São elas as técnicas de lavagem: 
No Poo: Não se usa Champô 
Low Poo: Pouco Champô 
Em ambas as técnicas, evita-se a aplicação de sulfatos e petrolatos nos fios, favorecendo a hidratação dos cabelos, cuidando-os de uma forma mais natural, devolvendo a oleosidade natural ao couro cabeludo que o cabelo precisa, mas de forma menos invasora. 
Para comprar os produtos necessários a atenção deve ser redobrada, lendo atentamente o rótulo de todos os produtos presentes (champôs, condicionadores, cremes de pentear, máscaras, etc.). Estes não devem ter na sua composição Petrolatum/Petrolato, Mineral Oil/Óleo Mineral, Paraffinum Liquidum/Parafina Líquida. Se usarmos uma máscara com óleo mineral ou parafina, teremos obrigatoriamente de lavar os cabelos com um champô com sulfatos, ou não ficará limpo. 
Apesar de serem três ingredientes descritos, a lista de compostos proibidos é bem maior, mas não vos vou assustar nem infernizar com palavrões do que é permitido e do que não é, imprimam a lista em baixo e será bem mais simples ir às compras.
Agora conhecem melhor as técnicas que existem para lavar os cabelos, seguirão alguma? 
Se escolherem a No poo (que não aconselho para quem inicia os tratamentos/cuidados com os cabelos), podem lavar os fios de duas maneiras, ou eliminando o champô e no seu lugar, utilizar receitas caseiras para limpeza dos cabelos; ou comprar produtos higienizadores que não contêm sulfato.
A Low Poo serve para todos os tipos de cabelo, cacheados e lisos e nos dias seguintes os cabelos ficam ainda mais bonitos! Esta técnica admite o uso do sulfato leve, mas de duas em duas semanas recomenda-se usar um produto com sulfato para retirar algum resíduo de substância insolúvel que tenha sido utilizada nos fios. 
Isto é de facto um pouco mais complexo, mas vale a pena porque… O que é que nós queremos? 
Cabelos magníficos!

Sulfatos
Petrolatos
Silicones
Sodium Laureth Sulfate
Paraffinum Liquidum
DimethiconePhenyl
Sodium Myreth Sulfate
Mineral Oil
Dimethiconol
Sodium Lauryl Sulfate
Petrolatum
Trimethicone
Ammonium Lauryl Sulfate
Vaseline
Amodimethicone
Ammonium Laureth Sulfate
Isoparaffin
Ammonium Xylenesulfonate
C 13-14 Isoparaffin
Sodium Trideceth Sulfate
C 12-20 Isoparaffin
Sodium C 12-14 Olefin Sulfonate
Alkane
Sodium C14-16 Olefin Sulfonate
Dodecane
Sodium Myreth Sulfate
Isododecane
Sodium Alkylbenzene Sulfonate
Hydrogenated
Polyisobutene
Sodium Coco Sulfate
Isohexadecane
Sodium Cocoglyceryl Ether Sulfonate
Ethyl PEG-15 Cocamine Sulfate
Dioctyl Sodium Sulfosuccinate
TEA Lauryl Sulfate
TEA Dodecylbenzenosulfonate

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.