Ética Social – Realidade ou Ficção?

Ética Social

A Ética Social está a definhar, mas essa não é surpresa que tenho para vós. Todos sabemos e percebemos que a sociedade está à beira de um perigoso colapso. Há muito se veem os valores morais e humanos a rarear, bem como o desaparecimento de pessoas com Caráter como referi no artigo “Caráter (ou a carência dele)”.  Não. Não é exagero e também não é ficção. É a realidade de quem parece conduzir em contramão na autoestrada, quando afinal e apesar de poucos, somos nós que estamos bem. Mas os que vão em contramão são tantos, que dá ideia que quem rema contra a maré somos nós.


A Ética Social – Saber Distinguir o Certo do Errado

Da Ética Social é característica o desenvolvimento da moralidade nas pessoas, fruto do efeito da socialização e interiorização de normas e valores primitivamente sociais. A Ética Social orienta o comportamento humano na sociedade, um conjunto de regras de conduta estabelecidos pela sociedade. Os costumes, as normas, os tabus, a moral. Saber distinguir o certo do errado. Respeitar os valores sociais, sem que isso interfira no nosso Eu, conservando a nossa individualidade.


Ética Social e Moral – facilitar a convivência social

Ética Social e Moral são responsáveis por construir as bases que guiam a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes. Responsáveis também por ensinar a melhor forma de agir no sentido de possibilitar/facilitar a convivência social. Instruem as pessoas para a responsabilidade e competência sociais. Despertam consciências éticas e não uma simples assimilação de valores e normas morais vigentes na sociedade.

Que lindo e extraordinariamente teórico.


Neurónios idiotas que desfilam no cérebro medíocre

O que acontece efetivamente, e esta é que é a surpresa, é que poucos são os que possuem Ética Social e Moral e portanto não desenvolvem o seu caráter e muito menos aprendem o que é convivência social. Responsabilidade e competências sociais e consciência ética então… Esta gente está em maioria neste mundo, não só pelo egocentrismo que os impede de interagirem socialmente de forma saudável, mas também pela falta de capacidade de aprendizagem. Um minuto de silêncio pelos neurónios idiotas que desfilam no cérebro medíocre e primério desta malta sem Ética Social.


A solidão e o não saber quem se é

Neste momento e de há algum tempo atrás, parece não haver capacidade de interiorização, de aprendizagem, ou sequer de diferenciar o certo do errado. Anda tudo desordenado e todos olham para o seu próprio umbigo, fazendo batotas à vida prejudicando até a sua própria cultura.

Gente sem moralidade, invejosa e sem respeitos pelos outros. Se isso os vai levar a algum lado? Sim, depende do tempo que viverem. A escolha está entre a solidão e o não saber quem se é, sem Alzheimer diagnosticado! Olha que duas opções tão queridas e fofas! Morrem na sarjeta, sem que alguém dê por ela.

Enfim, escava-se uma profunda crise de valores. E os “outros” com caráter, são tão poucos e tão raros que parecem extraterrestres. Por isso tanta gente me chamava de cenoura. Sou uma extraterrestre alaranjada! De que cor são vocês?

australopithecus ética social

Comments

  1. Pingback: A Dor Educa?? A mim magoa! Mas Educa. E Transforma.

  2. Post
    Author
    Minorka

    Olá Andreia!
    De facto ter de trabalhar com gente sem ética e sem valores é dose! Espero mesmo que possas sair brevemente, até lá goza com a situação. Cada vez que alguém for idiota, responde-lhe em pensamento, grande idiota me saíste! De que gruta vieste? Ninguém merece a tristeza dos outros por ser imbecil!
    Beijinhos e que tudo corra bem!

  3. Andreia Dias

    Olá!
    Neste momento estou num trabalho que me mete nojo por causa disso. Tenho de trabalhar com pessoas que se aproveitam de situações que… Enfim, muiti complicado de explicar. Ter os meus valores postos em causa é das piores coisas que sinto.
    Todos os dias acordo deprimida e deito-me com vontade de chorar.
    Sou uma estagia lá… Espero poder sair em breve.
    Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.