Graxa Para Sapatos em vias de extinção

A Graxa Para Sapatos está em vias de extinção.

Já lá vai o tempo em que a graxa era usada amiúde. Por cada esquina se viam os engraxadores (um pouco como agora se vêm os assadores de castanhas) com os seus apetrechos a puxar o lustro aos sapatos dos seus muitos clientes que descansadamente liam o jornal. Hoje em dia, apesar de ainda existirem estes distintos senhores aqui e além, a graxa para sapatos é aquela que está em rápido declínio.


Mas a Graxa Para Sapatos não é a única?

Esta questão traz segundas intenções, só pode… claro que existem outros tipos de graxa e engraxadores! É universalmente conhecido! Para além dos famosos engraxadores que usam a cera que dá brilho ao calçado, há também os engraxadores do ego! Funcionam de forma muito parecida com a Graxa Para Sapatos, mas em vez de se usar a tal cera para dar lustro a objetos, usa-se o elogio excessivo a pessoas que, preferencialmente, tenham capacidade de transferir algum brilho a estes bajuladores.


Como funcionam os Engraxadores do Ego?

Toda a gente sabe que a graxa é um produto tóxico, pois bem, a que estes engraxadores de gentes usam também o é. E usam esta graxa porque são especialistas em falsidade e como e quando lhes convém. Eles não engraxam toda a gente, nada disso! Eles engraxam com segundas, terceiras e infinitas intenções! Explorar, aproveitar a ribalta, a bondade, ingenuidade, estatuto, dinheiro, you name it. Há adulações por tudo e para mais qualquer coisinha!


Diferentes tipos de graxas

Estes profissionais para além de falsos são também sugadores de energia. Por vezes esfregam tanto o veneno deles (dita graxa) que fica difícil tirar das roupas, não há tira nódoas que valha. É que eles usam graxa à prova de água, graxas liquidas, graxas de silicone e até mesmo graxas lubrificantes! Com uma mistura destas se alguém souber como tirar estas nódoas por favor partilhem com o mundo! Escolhem a graxa de acordo com os objetivos que pretendem atingir, a indicada para cada pessoa. E lá vão com os elogios sucessivos (que chegam a provocar vómitos), com os favorzinhos, com uma educação e simpatias tão forçadas que parecem ter estado reclusas em Alcatraz.


Como reagem as pessoas engraxadas?

A pessoa-alvo pode muito bem aperceber-se que aquilo não é mais do que um esfregão do chão velho e gasto, já não engraxa nada, ou engraxa tão mal que fica tudo mais sujo que limpo e dar-lhe uma valente dose de indiferença. Ou então não. A pessoa pode ser como o corvo que, quando seduzido pela raposa, deixa cair o queijo da boca. Gente vaidosa e ego maníaca, são os que correm mais riscos de cair nestas ciladas dos engraxadores de ego, pois tendem a ficar mais cegos com a sua própria vaidade.


Para os Engraxadores

Deixo apenas uma sugestão (que corresponde mais a uma preocupação até) aos engraxadores de ego. Tenham muito cuidado com as graxas que usam, são tóxicas, fazem muito mal ao sistema respiratório, com tanto manuseamento desse material perigoso ainda se envenenam a vós próprios também, usem sempre luvas e máscaras adequadas! E outra coisa muito importante, vejam bem quem pretendem engraxar, há muita gente que percebe facilmente o objetivo e ainda podem perder toda a credibilidade perante a sociedade.  Sejam cuidadosos. De nada.

Engraxador de sapatos

Outros artigos igualmente interessantes:

 

Comments

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.