Lista de alimentos Low Carb – em busca da vida saudável

Fala-se muito em mudanças de estilo de vida. Procura-se com afinco a tal “vida saudável” porque de facto é cada vez mais uma necessidade. E eu acho-a fundamental nem tanto por uma questão de saúde física no sentido de evitar doenças, até porque cada vez mais nos apercebemos que alterações ao estilo de vida não têm evitado o aparecimento de doenças graves em pessoas cada vez mais jovens, mas sobretudo por uma questão de saúde mental, que quanto a mim se tornou exponencialmente merecedora de atenção tendo em conta que as capacidades mentais e intelectuais estão claramente reduzidas na sociedade.
A sociedade das 24horas veio trazer deficiências bastante pesarosas nas capacidades emocionais, intelectuais e mentais. O ser humano não está estruturado para estar acordado durante a noite e dormir durante o dia (pelo menos em trabalho se for para ir dançar e beber uns canecos tenho outra opinião).

Aparece então uma busca pelo conforto emocional e com ele nascem por todos os cantos ofertas de sensações que nos ajudem a regular o nosso bem-estar interior. E é quanto a mim este bem-estar interior que mais importa. Importa-me estar bem comigo mesma, sentir-me bem quer com quem sou interiormente quer exteriormente. Daí a necessidade de ter uma alimentação que se torne o tal estilo de vida sem sacrifícios, que me traga a estabilidade de massa corporal e consequente conforto. 
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Adotei o Low Carb como estilo de vida porque adoro os alimentos permitidos e não me fazem grande falta os proibidos. Cada um de nós tem de ver em qual “dieta a longo prazo” se enquadra de forma a conseguir ter sucesso com ela, esse é requisito obrigatório.
Para se aperceberem se é este o estilo de vida na alimentação onde se enquadram, vejam a lista dos alimentos abaixo. Tudo o que não está nesta lista não deve ser consumido (sobretudo os doces) ou consumido em pequenas quantidades. Depois é só fazer a lista de compras e deixar de haver erros quando for abrir o frigorífico para fazer uma refeição. Já sabem que podem contar com o Minorkisses para as receitas!
Alimentos permitidos Low Carb
Carnes: todos os tipos de carne, de boi, frango, porco, bode, carneiro, vitela, carne de caça, bacon, torresmos e linguiças artesanais. Pode consumir-se a pele do frango, bem como a gordura das carnes.
Peixes e crustáceos: todos quer de água doce ou salgada.
Ovos: cozidos, fritos, mexidos, em omeletes, sem medos das quantidades.
Gordura: Azeite de oliva extra virgem (cru), óleo de côco, banha de porco, manteiga. São proibidos os óleos vegetais.
Vegetais: Tomate, pepino, cebola, pimento, chuchu, repolho, couve-flor, espargos, abobrinha, beringela, azeitonas, cogumelos, brócolos, feijão verde, alface, couve, salsa, couves, espinafre, rúcula, agrião e todas as folhas verdes. 
Cenoura, batata e beterraba contêm bastante carboidratos e não são indicados numa fase de emagrecimento.
Laticínios: leite de preferência sem lactose, leite de coco caseiro, iogurte grego natural, manteiga, nata, requeijão sem amido, todos os queijos (preferencialmente amarelos e gordos (mozzarella, parmesão, provolone, gorgonzola), evitar produtos desnatados ou light. 
Oleaginosas: macadâmias, amêndoas, avelãs, nozes, castanhas do pará, castanhas de caju, (amendoim não é oleaginosa, por isso deve ser evitado).
Frutas: Abacate, coco, cereja, morango, limão, mirtilo, framboesa, kiwi, amora, tangerina e maracujá e coco ralado.
Farinhas: de amêndoas, de castanha de caju, de coco, de frango, de linhaça,
Temperos: sal rosa do Himalaia, sal marinho, temperos, alho, gengibre, pimenta, canela. 
Adoçantes: Stévia, eritritol ou xilitol. Para ir diminuindo até não ser necessário. 
Outros: linhaça, chia, café, chás, chocolate com 70% de cacau ou mais e com moderação.
Carboidratos: Numa fase de emagrecimento evitar comer, animais e plantas é a melhor escolha. Não há necessidade de comer carboidratos nem que seja uma vez por dia, o nosso organismo aguenta e fica bem saciado com a gordura natural dos alimentos.

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