Mudar o Mundo

Maneiras de Mudar o Mundo é o tema proposto para o mês de janeiro pelo projeto ACMA. Este tema faz-me refletir sobre várias coisas, mas, sobretudo, na definição de Mundo. O Mundo como eu o interpreto, é tudo o que constitui a realidade, a sociedade. Um rendilhado complexo que abarca o social, o espiritual, a verdade, a ilusão, as experiências pessoais e sociais, a essência e personalidade de cada pessoa. Fios condutores (pessoas, coisas, lugares) que nos ligam ao Mundo e que fazem de nós o que e quem somos. O Mundo é mutável no sentido em que cada um pode interpretá-lo de forma distinta.


Mudar O Mundo – O Que é O Mundo

O Mundo é como cada um de nós o vê e não como ele efetivamente é. No entanto, correndo o risco de me contradizer, não podemos conhecer o Mundo só por aquilo que ele nos apresenta. É um convite a conhecermo-nos a nós próprios primeiro. Uma espécie de solicitação para refletir e admirar a vida, sem seguir opiniões fáceis, desviando-nos dos caminhos assinalados (traçados pela sociedade) e das aparências. No fundo não seguir a manada, mas sim a nossa perceção do Mundo. Nesta linha de pensamento, há um mundo para cada um de nós e cada um de nós tem a capacidade fabulosa de ser diferente e com isso contribuir para um Mundo rico em diversidade.


Como Mudar O Mundo

Para Mudar o Mundo devemos começar por nos mudarmos a nós mesmos. Usar as nossas visões únicas, quer otimistas ou pessimistas. O Mundo é comum a todos, mas o envolvente é diferente para cada um de nós. Ponderar sobre o Mundo em que gostaríamos de viver e crescer. Visualizar esse mundo e termos atitudes que se enquadram nesse mundo. Suponhamos que queremos viver num Mundo mais amigável; então deveremos ser nós próprios mais amigáveis. Ou então desejamos viver em harmonia: precisaremos, portanto, de ser mais tolerantes, sem preconceitos, mais compreensivos, mais respeitadores das leis universais da convivência humana.


Como Eu Mudo O Mundo

Todos os dias eu mudo o meu Mundo e influencio outros a mudarem o seu através do blog Minorkisses. É aqui que, de uma forma irónica, inteligente e sarcástica, ponho o dedo indicador no olho de quem ainda não sabe o que são valores humanos. Nem valores humanos nem respeito por si mesmo e, portanto, sem respeito pelo Mundo. O Mundo só se transforma se cada um de nós persistir e insistir em manter a visão do que pretendemos alcançar. A forma como me expresso ao longo do dia com tudo e todos é a minha forma de me manter fiel à ideia que tenho para este Mundo e a mim própria. Sem medos, sem preconceitos, um Mundo Feliz.


Mundo Feliz – A Paz Da Alma

Tenho ainda a oportunidade de trabalhar com cabecinhas tenras e poder mostrar-lhes que o Mundo é magnífico quando gostamos uns dos outros, brincamos sem exclusão, sorrimos e vivemos em harmonia com todos os serves vivos. Que é das pequenas coisas que a vida se vai construindo de forma saudável. A minha perspetiva para este Mundo que quero é a da Paz. Não a que as concorrentes de concursos de beleza anseiam, mas a Paz dentro de cada um de nós, a Paz da alma. Sou só uma pessoa, mas sei que posso mudar o Mundo todos os dias um bocadinho mais.

“Seja a mudança que você quer ver no mundo.” (Mahatma Gandhi)

 

Sobre o projeto A Cultura Mora Aqui

Criado pela Ju, do blog Cor Sem Fim, o projeto A Cultura Mora Aqui – ou ACMA, para abreviar – tenciona, tal como tenho visndo a referir nos meses anteriores, trazer a cultura de volta à internet com temas mensais ou bimestrais. Para participarem, só têm de enviar um e-mail com os vossos dados para acma.cultura@gmail.com – aproveito para repetir que não vamos falar sobre outfits, maquilhagem, moda, etc, e que qualquer um de vós pode participar, não sendo obrigatório fazê-lo todos os meses. Para não perderem nenhum post já podem seguir a página do ACMA no facebook e a Revista.

conexões do mundo cabos elétricos

Comments

  1. Pingback: A Dor Educa?? A mim magoa! Mas Educa. E Transforma.

    1. Post
      Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.