Por favor definam-me o que é Normalidade!

Normalidade

A Normalidade na gastronomia existe? Odeio comer pão com manteiga e fiambre, ou bem que é com manteiga ou bem que é com fiambre. As duas coisas juntas nunca! Mas para muita gente é uma combinação deliciosa! E então? Vou dizer que é uma combinação anormal e que ninguém a deveria pôr em prática ou gostar? Quem sou eu para interferir na Normalidade dos outros? Ou quem são os outros para interferir na minha Normalidade? Adoro piza, mas sem frutas. Se vier com frutas ponho para o lado. Aliás não é só nas pizas que não gosto de frutas, não gosto do sabor agridoce. Não misturo doce com salgados. Mas aprecio quem gosta, há pratos que gostava de gostar (passo o pleonasmo).


Normalidade familiar

Normalidade? O que é isso? Num debate televisivo, ouvi alguém falar em “família normal”. De facto, gostava de ter tido a oportunidade de perguntar à pessoa o que para ela é uma família normal. Na minha humilde opinião, a palavra normal já para pouco serve, mas, definitivamente, não a entendo quando usada para definir uma família. Nos dias de hoje o normal é o que para nós faz sentido, o que nos faz feliz, o que nos faz sentir bem. E o que para mim é normal, para o mundo pode não o ser com toda a legitimidade.


Normalidade de comportamentos, estatutos e vivências

Como referi e desenvolvi no último post, Ser inconveniente é um talento nato, uma prova de que há inteligência num mundo que nos tenta formatar, vivemos numa sociedade padronizada. Uma sociedade em que a Normalidade que vos falo é atributo ou condição daquilo que está em conformidade com as padrões e/ou valores da comunidade. A Normalidade de comportamentos, estatutos e vivências, estão associados comummente à conduta de uma pessoa. Ou seja, a normalidade é pura ilusão! E, ao apresentarem-se diferenças significativas relativamente ao resto da comunidade onde se insere, podem considerar-se anormais. Há melhor coisa do que ser-se anormal numa sociedade padronizada?


O que é uma família normal?

Portanto, voltando ao assunto, o que é uma família normal? É haver um pai, uma mãe e filhos desse casal? Soa-me a isso, pelo menos tendo em conta o contexto… há outra que também acho particular piada, o que é uma família estruturada? Como é que diferenciam uma família estruturada de uma família desestruturada? É serem todos os membros da família da mesma cor? Oriundos da mesma nacionalidade, origens, tradições e costumes? Não consigo conceber que, nos dias de hoje se fale em famílias normais, pessoas normais, ou mesmo em “cor de pele”. Isso tudo não existe! Quem é que ainda tenta fazer deste mundo um padrão perde tempo e agasta a sociedade. É tal e qual como acreditar no Pai Natal! Sejam crescidinhos e atinem de uma vez por todas!

Abram os olhos e observem o quê e quem existe à vossa volta e por favor definam-me o que é Normalidade.

familia normal

Comments

    1. Post
      Author
  1. Edmar

    A meu ver ser normal é aceitar o outro tal como ele é, sem condições nem restrições.
    Quantos relacionamentos não fracassam porque cada uma das partes quer mudar a outra parte?

    1. Post
      Author
  2. Edmar

    Nós vivemos numa sociedade em que ser diferente é quase um crime. Temos todos que ser categorizados para podermos encaixar nalgum sítio. Se não nos puderem categorizar, valha-nos nossa senhora! Passamos a ser uns anormais.
    Ninguém quer ser igual á carneirada cobarde que acusa,julga e condena quem se atreve a pensar, agir e a ser diferente. Todos queremos ser ousados mas na hora da verdade, na hora de expressar uma opinião contrária á maioria, de levantar a voz em defesa do que está a ser discriminado, da mulher que está a apanhar do marido , tá calado que isso dá trabalho e posso me meter em trabalhos.
    Por exemplo, quem sou eu para julgar a orientação sexual de quem quer que seja? Se um homem ou mulher decide que a sua felicidade está em partilhar a sua vida com outra pessoa do mesmo sexo, como é que eu posso me sentir incomodado com a felicidade de alguém?
    Há quem seja contra a adoção por casais homossexuais. Mas bem vistas as coisas são duas pessoas que estão dispostas a dar a uma criança O AMOR que os pais heterossexuais, ditos normais não foram capazes de dar.

    1. Post
      Author
      Minorka

      Concordo com tudo o que disseste. E acrescentaria que os “anormais” são vistos pelos “normais” com inveja da coragem que é exigida aos ditos “anormais”.

    1. Post
      Author
  3. Isy

    Também gostava de saber o que é que é uma família normal, porque acho que isso não existe, nenhuma família é perfeita!

    Passei para te desejar um feliz Natal!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    1. Post
      Author
      Minorka

      Exatamente! Mas parece que há muito quem pense que a normalidade é estanque… Mundo redutor em que vivemos!
      Um excelente ano para ti Isy! Beijinhos e obrigada!

    2. Edmar

      A meu ver, para uma familia ser normal basta que haja amor entre os membros. Não tem que ser mãe+pai+filhos. Pode ser pai+pai+filhos ou mãe+mãe+filhos…
      E não, não existem famílias perfeitas!

    1. Post
      Author
  4. Andreia Morais

    Honestamente, acho que a normalidade depende das pessoas. Aquilo que é normal para mim, pode não ser normal para quem está ao meu lado e vice-versa. Mas, lá está, não é por isso que vamos considerar determinados hábitos anormais.
    Há espaço para tudo, desde que nunca se perca o respeito 🙂

    Feliz Natal, com muito amor 💛

    1. Edmar

      Mas ao menos devemos permitir aos que estão ao nosso lado viver a sua “normalidade”. E perceber que aos olhos dos outros talvez o anormal sejamos nós!!
      É esse exercício que falta fazer: Nos pormos no lugar do outro.

      1. Post
        Author
        Minorka

        Concordo perfeitamente com os dois! Haja respeito e empatia que tudo se encaixa direitinho na vida, sem problemas de maior!
        Excelente ano para os dois!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.