“Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais.”

Solidariedade Pelos Bigodes

Este fim de semana ficou marcado não só pelo dia da Mãe, mas também pela Solidariedade Pelos Bigodes através da 14ª iniciativa do Banco Solidário Animal, promovida, organizada e gerida, pela Animalife – Associação de Sensibilização e Apoio Social e Ambiental. Não conhecem esta associação? Está mal! Vão lá dar uma espreitadela, vão ficar a saber que ajuda famílias carenciadas com animais e mesmo animais de pessoas sem abrigo.

É, quanto a mim, das associações com melhores objetivos e missões que Portugal tem.


Solidariedade Pelos Bigodes – O Que É

O Banco Solidário Animal consiste na recolha de alimentos para animais, em lojas Continente por todo o território nacional, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores. Trabalhando com cerca de 160 associações de animais espalhadas pelo país, estas doações são desenvolvidas pelas associações locais, responsáveis pela recolha dos alimentos angariados. Garantem também os seus voluntários e os meios necessários para a sua concretização.

Em Viseu os donativos foram direcionadas para o Cantinhos dos Animais Abandonados de Viseu. E, com o apoio de outros projetos, como o Adotar em Viseu, garantiram o excelente funcionamento e organização desta campanha solidária. Solidariedade Pelos Bigodes.


Voluntários Pela Causa

Estive presente como voluntária. E sabe muito bem fazer parte de uma máquina solidária! Sobretudo uma que tem por base a Solidariedade Pelos Bigodes. Já foram voluntários em alguma causa? Se não foram não desanimem. No próximo fim de semana há mais Banco Solidário Animal nas lojas Continente Modelo. Como se podem inscrever? Aqui. Se são de Viseu mandem uma mensagem para o Adotar em Viseu e mostrem a vossa intenção! Serão muito bem-vindos!

E sem vergonhas, medos ou dúvidas! É ir, focados nos animais que vão poder ajudar, levar boa disposição e vontade de mudar o mundo! Não há desculpas para não poderem estar presentes, funciona muito bem e por turnos. Não é necessário ficar lá manhãs ou tardes inteiras.

O pouquinho que for é muito se formos todos.


A Hora Da Mudança

É pouco a pouco que as mudanças se fazem, principalmente a urgente transformação de mentalidades. Há de facto pessoas que precisam muito de se integrar no mundo de hoje. Num mundo onde os animais são respeitados, bem tratados e acarinhados. Num mundo onde a Solidariedade Pelos Bigodes, seja tão natural como pelas pessoas. Menos do que isso é literalmente viver no Paleolítico (também conhecido como Idade da Pedra Lascada).

Já vos estou a ouvir! “A Minora enlouqueceu! Esperar uma mudança de mentalidades?! ” Para ser verdadeira até eu dou conta que pareço esperar uma valente chuvada de fios de ouro! Mas não estou. Claro que nada disto é fácil ou imediato. Se há pessoas que não tratam pessoas como tal, porque haveriam de tratar animais com respeito? Não venho para aqui com sonhos, nem nada tem que ver comigo (como bem sabem). Mas se me pedem para desistir de tentar ou de deixar de dar a minha opinião em relação a estes seres, desistam já. Não sou de ver gente a cuspir na rua sem mostrar o meu desagrado. Nem de ver maus tratos seja a pessoas, animais ou mesmo plantas. Não vou enveredar pela letargia. E vocês também não! Solidariedade Pelos Bigodes!


Educação…Sabem O Que É?

Sou da opinião que devemos investir em quem ainda é capaz de sofrer alterações. Capazes de crescer interiormente e, consequentemente, socialmente.

Comecemos por lhes mostrar a educação. Afinal todos somos, ou deveríamos ter sido, educados (e não estou a falar de educação académica). Se houver (que há e muito, demasiado até) quem tenha apenas uma leve ideia do que é educação, é ir-lhes mostrando, dando o exemplo.

Portanto se abordarem alguém e essa pessoa finge serem transparentes, agradeçam sempre. A plenos pulmões digam um Obrigada(o)! E sempre com aquele sorriso de quem descobriu alguém que precisa de aulas intensivas de educação. Se a pessoa olhar para vós e continuar a andar, sigam-na e vão falando, elas pararão eventualmente. Se a pessoa mal vos vê e acena com a mão em forma de recusa, vão até elas na mesma. Ela não sabe, mas é má educação afastar as pessoas com gestos. Falem-lhe. Ela precisa saber que só a falar saberá se o assunto lhe interessa ou não. E se continuar a não interessar, tudo bem. Deixem-na ir e repitam o Bom Dia. E o sorriso, esse sempre.

Oportunidade De Serem Solidários

Asseguro-vos que não é por serem feias(os) ou estarem mal vestidas(os) que fogem de vós. É mesmo porque não querem sentir-se extorquidos, ainda que o que lhes estamos a dar seja apenas uma oportunidade de serem solidários, ou não… Solidariedade Pelos Bigodes.

Isto de se lidar com gente é um bichinho de sete cabeças. Nunca sabemos bem o que irá acontecer. É sempre uma surpresa, nem sempre agradável, mas uma surpresa.

Confesso que sinto muita vergonha da (falta de) educação no nosso país. Acho que somos e podemos ser muito mais civilizados do que aquilo que teimamos em mostrar.


Voluntariado, As Dúvidas

Há quem pense que isto de andar a angariar bens ou mesmo dinheiro para instituições é uma farsa. E de facto sei de casos, em que os donativos não são bem canalizados. Saberemos todos, tenho a certeza. E há quem considere, tal como eu, que o governo é que tem o dever de suportar, organizar e tomar decisões sobre o que (ou quem) precisa de ajuda. Mas é facto que não é assim que funciona.

O estado e afins estão carregados de sacos azuis, cor-de-rosa e preto às bolinhas. Pessoas com necessidades extremas, como idosos, doentes, sem abrigo, animais, já são “coisa” que prefere entregar a outros e fingir que está tudo bem. Mas não, não está tudo bem.

Também é certo que instituições governamentais acabam por ser igualmente fornecedoras de sacos de todas as cores.

Fica difícil confiar em quem nos “pede” algo. Entendo. Por isso é que vos desafio para serem vocês próprios voluntários e contarem a vossa experiência como tal. Se algo estiver errado, façam-nos saber, se estiver tudo certo, façam-no saber também. Mas vão, porque há Solidariedade e solidariedade. Vejam por vós. Toda a ajuda é importante para os bigodes. Se não puderem estar presentes, apoiem a campanha com donativos. Mas sempre Solidariedade Pelos Bigodes.

“Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais.” – Immanuel Kant

Comments

    1. Post
      Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *